Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-10-26 às 15h08

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação participa na reunião de Alto Nível do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representará Portugal na Reunião de Alto Nível do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE, que terá lugar nos próximos dias 30 e 31 de outubro em Paris.

A reunião iniciará no dia 30 com um debate sobre os desafios de implementação da Agenda 2030, sendo seguida por um painel dedicado à crise dos refugiados e suas implicações em matéria de cooperação para o desenvolvimento. Durante a tarde, serão discutidas as novas modalidades de financiamento do desenvolvimento, com particular atenção para os instrumentos de apoio ao setor privado. Haverá igualmente um jantar de trabalho sobre promoção do desenvolvimento sustentável, no qual a Secretária de Estado Teresa Ribeiro será oradora principal.

No dia 31, as discussões centrar-se-ão sobre a operacionalização do nexo entre ajuda humanitária e desenvolvimento e, principalmente, o processo de reforma do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento, tendo em vista tornar o CAD mais inclusivo à luz do novo paradigma associado à Agenda 2030.

Esta Reunião de Alto Nível termina com um almoço de trabalho, durante o qual será apresentado o Relatório da Cooperação para o Desenvolvimento 2017.

Leia o comunicado completo em anexo.