Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-15 às 19h07

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação no Conselho de Ministros de Desenvolvimento da União Europeia

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representará Portugal na reunião do Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), que terá lugar no dia 16 de maio, em Bruxelas.

A agenda da reunião inclui uma discussão sobre o papel da UE na dinamização da Agenda 2030 e na resposta às Alterações Climáticas, e um debate sobre Juventude e Desenvolvimento. Serão igualmente discutidos os desafios na região do Sahel tendo presente a importância de uma abordagem integrada da UE em resposta às causas profundas da instabilidade na região e às migrações.

A pedido de Portugal, foi acrescentado à agenda deste Conselho um ponto sobre a situação em Moçambique tendo em conta as consequências dos ciclones Idai e Kenneth no país e a importância da mobilização de esforços para a fase de reconstrução.

A reunião terminará com um almoço de trabalho sobre as perspetivas do próximo Quadro Financeiro Plurianual no âmbito do desenvolvimento sustentável e da política de vizinhança, com particular enfoque nos futuros instrumentos da ação externa da UE.