Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-15 às 17h53

Revive: lançada primeira pedra do Hotel Vila Galé Alter Real

Foi hoje lançada a primeira pedra do Hotel Vila Galé Alter Real, que resulta da concessão da Coudelaria de Alter ao Grupo Vila Galé, ao abrigo do Programa Revive.

O Hotel Vila Galé Alter Real terá como tema o turismo equestre. Terá 4 estrelas, 76 quartos, bar, três piscinas exteriores, spa com piscina interior aquecida, biblioteca, enoteca e um restaurante com forte aposta na gastronomia regional.

O investimento será de 8,5 milhões de euros e sua abertura, prevista para o final do primeiro trimestre de 2020, permitirá a criação de 40 postos de trabalho.

A concessão de Coudelaria de Alter ao Grupo Vila Galé é feita por um período de 50 anos.

Este é um projeto âncora de dinamização turística e económica do interior. A Coudelaria de Alter, a mais antiga e notável coudelaria portuguesa (fundada em 1748 pelo rei D. João V) é um importante polo de dinamização e estruturação do turismo equestre nesta região.

Tem funcionado ininterruptamente no mesmo local, tendo superado contingências históricas e genéticas, sociais e económicas, sendo considerada por isso a Coudelaria mais antiga do mundo com esta singular longevidade.

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinha que a concessão da Coudelaria de Alter "representa uma enorme oportunidade para afirmar Alter do Chão como um dos principais centros de turismo equestre em Portugal, promovendo a preservação do cavalo lusitano e o desenvolvimento económico do Alto Alentejo. Será um importante fator de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho".

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirma que "é objetivo do Ministério da Agricultura dignificar o património da Coudelaria de Alter, dando-lhe visibilidade e colocando-o ao serviço das pessoas, nomeadamente através de parcerias dinamizadoras do tecido empresarial regional, como é o caso do Programa Revive". Capoulas Santos sublinha a importância desta estrutura para o setor, "uma vez que se trata da mais antiga coudelaria do Mundo, com caraterísticas únicas, que evoluiu de forma a constituir-se como um extraordinário polo de conhecimento sobre o cavalo e a cultura equestre que, graças a este investimento, poderá adquirir uma nova dinâmica e uma nova centralidade, tão necessárias à região".

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, afirma: "Estamos empenhados em puxar pelo interior do país e esta aposta na reconversão da Coudelaria de Alter é mais um passo nesse sentido. Aqui, queremos desenvolver o turismo equestre, que poderá ser um produto diferenciador de Portugal enquanto destino turístico, mas sobretudo contribuir para gerar emprego no distrito de Portalegre e criar um pólo de desenvolvimento regional".

O Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Até ao momento foram colocados em concurso 16 imóveis no âmbito do Revive, estando neste momento a decorrer nove concursos públicos: Casa de Marrocos, em Idanha-a-Nova, Mosteiro de Arouca, em Arouca, Convento de São Francisco, em Portalegre, Quartel do Carmo, na Horta, Açores, Convento do Carmo, em Moura, Convento de Lorvão, em Penacova, Quinta do Paço de Valverde, em Évora, Castelo de Vila Nova de Cerveira e Quartel da Graça, em Lisboa.

Até ao momento, foram concessionados seis imóveis no âmbito do Revive.

Prevê-se que os próximos a serem lançados sejam os concursos relativos ao Paço Real de Caxias (Oeiras), Mosteiro S. Salvador de Travanca (Amarante) e o Forte da Barra de Aveiro (Ílhavo).