Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-09-18 às 19h34

Revive: Assinados contratos de concessão do Convento do Carmo, em Moura, e do Quartel do Carmo, na Horta

Foram hoje assinados os contratos de concessão, por 50 anos, do Convento do Carmo, em Moura, ganho pelo grupo SPPTH (que explora do Convento do Espinheiro), e do Quartel do Carmo, na Horta (Açores), adjudicado à Sociedade Lux Mundi. 
 
O investimento total para a recuperação do Convento do Carmo, em Moura, está estimado entre 5 a 6 milhões de euros, estando previsto construir um hotel de 5 estrelas com 50 quartos. A unidade hoteleira que irá nascer vai dispor ainda de restaurante e piscinas interior e exterior.
 
O Convento do Carmo foi edificado em 1251 e foi o primeiro da ordem carmelita fundado na Península Ibérica, tendo sido deste convento que saíram os monges que fundaram o Convento do Carmo em Lisboa.
 
No caso do Quartel do Carmo, na Horta, está previsto um investimento de 8 milhões de euros na construção de um hotel de 5 estrelas com 80 a 90 quartos. O empreendimento irá dispor de piscina, spa e salas para reuniões.
 
O Quartel do Carmo, cuja construção remonta ao início no século XVII, como Convento da Ordem das Carmelitas, situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico.
 
Até ao momento foram adjudicados 9 imóveis do Programa Revive, que representam um investimento de 68 milhões de euros, tendo sido lançados 19 concursos públicos. Estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova; do Forte da Ínsua, em Caminha; e do Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante.
 
Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, "a assinatura destes contratos, que vão permitir recuperar o Convento do Carmo e o Quartel do Carmo, é um momento marcante. Graças ao Revive, tem sido possível transformar imóveis que estão fechados e sem uso em ativos que serão importantes fatores de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho, reforçando a atratividade de Moura e da Horta".