Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-17 às 20h05

Reposto efetivo de ovelhas perdido nos incêndios

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou hoje, simbolicamente, a última de 500 ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela, completando assim o efetivo desta raça autóctone perdido pelos pastores associados da Associação Nacional de Criadores Ovinos DA Serra da Estrela, durante os incêndios que afetaram a Região Centro em 2017. Capoulas Santos cumpriu assim o compromisso assumido em outubro do ano passado, através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a ANCOSE, apoiando os pastores na compra e alimentação de borregas, até terem condições de integrarem os rebanhos.

A raça de ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela é responsável pela produção do leite a partir do qual é produzido o Queijo da Serra DOP, um produto certificado, de elevada qualidade, que muito contribui para a economia da região. Com um efetivo registado de 17.206 animais, mais 20% do que o existente em 2015, esta raça autóctone é apoiada através de fundos comunitários, sendo atribuído um prémio anual por cabeça. O Ministro da Agricultura explicou que "o Governo está empenhado em melhorar os apoios às raças autóctones em sede de negociação da futura Política Agrícola Comum, tendo em conta a relevância destas raças para a manutenção da dinâmica dos territórios de baixa densidade, onde parte da população depende economicamente da produção animal, mas onde estão igualmente a ser criados produtos de altíssima qualidade, que representam valor acrescentado para a produção".

Capoulas Santos sublinhou também "o empenho do Executivo no apoio à reconstrução e recuperação da região, um objetivo que vai sendo conseguido graças à tenacidade das populações e, sobretudo, das que se dedicam ao trabalho na terra", deixando claro que "há um grande trabalho de prevenção e de preparação junto das populações para que nunca se repitam tragédias como a que atingiu o concelho de Oliveira do Hospital e muitos outros".

O Ministro da Agricultura aproveitou para prestar contas dos apoios atribuídos no concelho aos 3 464 agricultores que receberam ajuda pública, dando nota que, dos 9,08 dos 10,3 milhões de euros atribuídos estão já integralmente pagos, enquanto o restante valor aguarda pela apresentação dos comprovativos de despesa por parte dos agricultores.