Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-30 às 16h05

Queda de bloco na Praia Grande em Sintra: Autoridades avaliam condições de segurança

Uma equipa de técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Câmara Municipal de Sintra e a Capitania do Porto de Cascais, que visitava a Praia Grande do Rodízio, em Sintra, com o objetivo de proceder ao encerramento da escadaria junto às pegadas de dinossauros, confirmou a queda de um bloco da vertente que desabou sobre a escadaria de acesso, que já se encontrava interdita, danificando o patamar de estadia existente. 

Neste momento, os técnicos das três entidades procedem a uma reavaliação das condições de segurança do acesso à praia e avaliação do potencial de instabilidade da área afetada e das condições de segurança do acesso e patamar de estadia para observação das pegadas. 

Em função dos resultados das observações efetuadas no local, durante a próxima semana irá ser definida a estratégia de intervenção para o local e respetivas medidas de mitigação da situação de risco. 

Recorde-se que no dia 21 de novembro a APA efetuou vistoria conjunta com Câmara Municipal de Sintra/Serviço Municipal de Proteção Civil e Capitania do Porto de Cascais com o objetivo analisar as condições de acesso e visitação à praia. 

Constatou-se, na altura, a permanência dos dois painéis informativos colocados pela Câmara Municipal de Sintra em 2014, complementados por placas de sinalização de perigo específicas de litoral de arriba, garantindo o nível de informação adequado aos utilizadores daquele espaço, designadamente o alerta da situação de risco potencial da arriba e respetivas condicionantes de uso deste acesso.