Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-15 às 11h37

Protocolo para a promoção da língua portuguesa no Estado sul-africano de Gauteng

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita Joanesburgo, Pretória e a Cidade do Cabo, onde manterá contactos com a comunidade e associações portuguesas e com autoridades sul-africanas, num programa preparado pela Embaixada e pelos Consulados de Portugal na África do Sul.

Acompanhado pelo presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas irá assinar, em nome do Governo português, um Memorando de Entendimento com o Governo da Província de Gauteng para a promoção do ensino da língua portuguesa. Com mais de 14 milhões de habitantes, a província de Gauteng é a mais populosa da África do Sul e também aquela onde vivem mais portugueses.

Em Joanesburgo, em Pretória e na Cidade do Cabo, José Luís Carneiro irá participar em encontros com associações portuguesas, incluindo a Academia do Bacalhau de Joanesburgo. Trata-se da entidade que há 50 anos fundou o movimento solidário das Academias do Bacalhau, e que hoje se encontra disseminado pela diáspora portuguesa em várias cidades do Mundo.

José Luís Carneiro participará, em Pretória, na entrega de donativos angariados pela comunidade portuguesa destinados a apoiar as vítimas do ciclone Idai, ocorrido no passado mês de março.