Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-16 às 15h16

Projeto Residências Artísticas nas Escolas promove reflexão de final de ano com artistas, professores e autarcas

O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação promovem, a 17 de julho, uma jornada de reflexão sobre o sucesso da segunda edição do projeto Residências Artísticas nas Escolas, com o tema "(re)Pensar RA".

O encontro - que se realiza a partir das 10h00 no Convento dos Capuchos, no concelho de Almada - junta professores embaixadores do projeto, escolas, autarquias e todos os organismos que, ao longo do ano letivo, participaram nas 23 residências artísticas que decorreram em todo o país, abrangendo mais de 500 alunos. Este encontro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, tem como objetivo a definição e o crescimento das Residências Artísticas do próximo no letivo de 2019/2020.
 
20 municípios, 30 professores e 500 alunos

Dinamizado pelo Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação, o projeto levou a música, a dança e o teatro e as artes visuais a alunos do 1º ciclo de escolas de todo o país e envolveu cerca de 20 municípios, 30 professores e restante comunidade educativa, em experiências artísticas enriquecedoras, visando sempre a melhoria do sucesso educativo.

A segunda edição do projeto teve uma adesão recorde, com dezenas de organismos e artistas envolvidos. À Orquestra Sinfónica Portugal e ao Coro do Teatro Nacional de São Carlos – que participam nas residências desde a primeira edição, em 2017 – juntaram-se a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional São João, o Teatro Experimental de Cascais, a plataforma MArt – Escola de Artes Visuais, a Orquestra Clássica do Sul, o Conservatório de Música de Loulé e a pianista Gabriela Canavilhas, desafiando os Agrupamentos Escolares e os municípios a integrarem as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.

A iniciativa "Residências Artísticas" tem como objetivo garantir um papel central das artes como componente estruturante do currículo, em consonância com o recém-criado Plano Nacional das Artes. A intenção é disponibilizar os meios e as estratégias necessárias para o enriquecimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovendo a sensibilidade estética e artística, o desenvolvimento da expressividade e o domínio dos processos envolvidos na criação artística.
 
Encontro (re)Pensar R-A
Dia: 17 julho
Local: Convento dos Capuchos. Rua Miradouro dos Capuchos. Caparica. Almada
Hora: 10h00
 
 
Áreas:
Cultura, Educação