Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-11 às 11h33

Programa de Bolsas de Criação Literária 2018

No âmbito da política cultural desenvolvida pelo Mistério da Cultura para a área do Livro, sustentada nomeadamente na necessidade de reconhecimento e de promoção de condições de trabalho mais favoráveis à criação literária, o Ministério da Cultura volta amanhã a abrir concurso para a atribuição de Bolsas de Criação Literária, num montante total de 135 mil euros.

O número de bolsas a conceder em 2018 será de doze (seis anuais e seis semestrais), correspondendo a um valor mensal de €1250,00, e a sua concessão será feita mediante realização de concurso, que este ano decorrerá entre 12 de setembro e 11 de outubro, conforme poderá ser consultado no site da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/Paginas/Home.aspx

As bolsas poderão ser atribuídas nas modalidades de Poesia, Ficção Narrativa, Dramaturgia, Banda Desenhada e obras para a Infância e Juventude.

As candidaturas, das quais deve constar detalhadamente o projeto de escrita ou de Banda Desenhada, serão analisadas e selecionadas por um júri nomeado pelo Ministro da Cultura, que operacionalizará a classificação segundo uma ponderação quantificada dos critérios estabelecidos no regulamento. O júri do referido concurso será constituído pelos seguintes membros: António Carlos Cortez, Isabel Minhós Martins, João Paulo Cotrim, José Riço Direitinho, Manuel Frias Martins e Vera San Payo de Lemos.

Em 2017, concorreram ao Programa de Bolsas de Criação Literária 499 projetos. O volume de candidaturas veio demonstrar a grande importância de este Governo ter retomado este Programa anual de atribuição de Bolsas, interrompido há quinze anos, ou seja, desde 2002.
Tags: literatura
Áreas:
Cultura