Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-16 às 10h44

Primeiros tratamentos com terapia genética de células CAR T avançam em Portugal

O IPO do Porto realizou esta semana o primeiro tratamento com recurso a terapia genética de células CAR T, uma resposta inovadora na área do cancro do sangue, em que se incluem os linfomas e as leucemias. Este tratamento individualizado registou taxas de sucesso elevadas, nomeadamente em doentes sem alternativa, por exemplo, em caso de insucesso do transplante.

Este tratamento surge no âmbito de um programa de acesso precoce (PAP) aprovado pelo Infarmed e vai abranger até oito doentes. Dois hospitais públicos, o IPO do Porto e o IPO de Lisboa estão credenciados para a realização desta terapia pioneira, constituindo este mais um sinal de que o Serviço Nacional de Saúde está a garantir o acesso às tecnologias da saúde mais inovadoras.

A terapia consiste na retirada ao doente de linfócitos T (células que defendem o organismo de agentes desconhecidos, como as células cancerosas), na sua modificação em laboratório, para que sejam mais expeditos no combate à doença, e na sua infusão no doente.

Nesta fase, estão em avaliação dois tratamentos com recurso a esta tecnologia. Uma das empresas submeteu ao Infarmed um PAP para oito doentes, que foi aprovado em março.

O custo da terapêutica ronda 350 mil euros por doente, embora ainda esteja em curso o processo de avaliação farmacoeconómica.

Com a submissão do primeiro processo de avaliação para tratamento com células CAR T em Portugal, foi criado um grupo de trabalho constituído pelo Infarmed, Direção-Geral da Saúde (DGS), Coordenação Nacional das Doenças Oncológicas e Registo Oncológico Nacional (RON), que definiu os necessários critérios clínicos e aprovou os centros de tratamentos com esta tecnologia (IPO de Lisboa e do Porto).
Áreas:
Saúde