Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-26 às 19h01

Portugal recebe vinte migrantes resgatados em Malta

Chegou hoje a Portugal o grupo de 20 migrantes, provenientes de Malta, que em janeiro deste ano o nosso país se manifestou disponível para acolher. Estes migrantes foram resgatados no Mediterrâneo por dois navios de Organizações Não Governamentais e pela Guarda Costeira de Malta. São 19 homens e 1 mulher, dos seguintes países: Costa do Marfim, Egito, Eritreia, Mali, Marrocos, Nigéria, República da Guiné, República Democrática do Congo, Somália e do Sudão. O grupo é acolhido pelo Conselho Português para os Refugiados.

A chegada de mais estas pessoas resulta do compromisso de solidariedade e de cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações. Perante a situação de emergência destes migrantes, o Governo português tem manifestado, em todos os momentos, disponibilidade para participar solidariamente nos processos de acolhimento. Portugal continua, no entanto, a defender uma solução europeia integrada para responder ao desafio dos fluxos de migrantes que procuram chegar à Europa através do Mediterrâneo.

No âmbito destes resgates por navios humanitários, foram já acolhidas pelo nosso país 86 pessoas, durante o ano de 2018. Recorde-se que, para além destes migrantes, Portugal  manifestou também disponibilidade para acolher até 10 pessoas resgatados pelo navio Sea Watch III, que se encontrava em Itália com 47 migrantes a bordo. Tal já tinha acontecido nos resgates no Mediterrâneo dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III e outras pequenas embarcações.
Tags: migração