Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-10-11 às 17h29

Portugal muito preocupado com operação militar da Turquia no nordeste da Síria

O Governo Português acompanha com muita preocupação a operação militar lançada pela Turquia no nordeste da Síria, muito em particular as suas consequências sobre a população na região. Iniciativas militares unilaterais com resultados potencialmente desastrosos causando mortes, mais deslocados e a destruição de infraestruturas civis, não contribuem para uma solução política sustentável na Síria e desestabilizam mais ainda o frágil processo político que está a ser liderado pelas Nações Unidas e pelo Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas. 

Portugal considera que a presente ofensiva pode seriamente pôr em causa objetivos prioritários da comunidade internacional e da coligação Internacional contra o Daesh, nomeadamente a luta contra grupos terroristas que ainda operam no território sírio, para além de ameaçar a segurança dos parceiros locais da coligação global que foram fundamentais para a derrota do Estado Islâmico. 

Portugal apela à Turquia para que contribua de forma construtiva para um processo político negociado sob liderança das Nações Unidas.