Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-06 às 16h36

Portugal afirma grande satisfação pela assinatura do acordo de paz e reconciliação em Moçambique

O Governo português assistiu com grande satisfação à assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação entre o Governo Moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), que teve lugar em Maputo na tarde do dia 6 de agosto. Este Acordo, fruto de um longo processo negocial, é um desenvolvimento fundamental na construção da paz e para a prosperidade de todo o povo moçambicano. 

A assinatura deste Acordo foi precedida pela assinatura do Acordo de Cessação de Hostilidades, no passado dia 1 de agosto, na Gorongosa, também pelo Presidente Filipe Nyusi e pelo líder da Renamo, Ossufo Momade. 

Portugal, que se fez representar pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros Teresa Ribeiro, na cerimónia da assinatura do Acordo de Paz, congratula Moçambique por este passo determinado para o desenvolvimento do país e para o regular funcionamento do sistema democrático. 

Portugal reitera o seu empenho em apoiar as autoridades moçambicanas no novo ciclo que hoje se inaugura e apela ao envolvimento ativo da comunidade internacional na consolidação da paz e na promoção do bem-estar e da segurança do povo moçambicano.
Tags: Moçambique