Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-06-26 às 18h19

Plataforma Justiça.gov.pt distinguida nos Prémios Exame Informática

A Plataforma Digital da Justiça, justiça.gov.pt, foi reconhecida nos Prémios «O Melhor do Portugal Tecnológico» da Exame Informática, na categoria Internet.

Há mais de uma década que a Exame Informática distingue os que melhor contribuem nas áreas da Ciência e Tecnologia. Para esta distinção, o júri realçou o trabalho efetuado pelo Ministério da Justiça na disponibilização de uma plataforma que aproxima os cidadãos do Estado e simplifica o acesso a informações e serviços da Justiça, num trabalho que resultou na eficácia da  implementação e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

A Plataforma Justiça.gov.pt foi lançada em agosto de 2017, e reúne mais 85 serviços de diferentes temáticas da justiça, e permite, entre outros, solicitar online o registo criminal, o acesso a processos executivos, ou a disponibilização de certidões eletrónicas.

Inclui guias temáticos e simuladores – como o simulador de taxas da justiça - e ainda funcionalidades e conteúdos focados na transparência, com disponibilização de informação e de mais de 130 indicadores da justiça em formato aberto.

O desenvolvimento deste trabalho, num modelo de teste contínuo (Beta) e de inserção de novas funcionalidades e serviços, contou com organismos, funcionários, agentes da Justiça, que trabalharam num modelo focado a partir das necessidades do Cidadão, nas Empresas e nos agentes de Justiça. A plataforma recebe mensalmente 300.000 visitas e sua utilização é acompanhada de forma a perceber os resultados obtidos e o número de utilizadores que concluem o serviço ou informação que realmente procuram (atualmente superior a 8% do total de visitas, um número muito superior à média internacional).
Tags: justiça
Áreas:
Justiça