Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-01 às 0h01

Plataforma do Arrendamento Acessível com 5904 utilizadores no primeiro mês

A 1 de agosto assinala-se o primeiro mês da entrada em funcionamento do Programa de Arrendamento Acessível e da respetiva Plataforma.

Um mês em que proprietários, senhorios e famílias portugueses demonstraram grande interesse no programa, com mais de 37 mil visitas, tendo-se registado na Plataforma do Arrendamento Acessível 5904 utilizadores.

Segundo os dados da plataforma, foram submetidas 2264 candidaturas e registados 89 alojamentos. Durante este primeiro mês, fruto também da simplicidade e rapidez dos procedimentos do programa, foi já possível submeter 10 contratos de arrendamento acessível, o que significa que temos dez famílias a usufruir de uma renda abaixo do valor de mercado.

A Secretária de Estado da Habitação olha para estes dados com «elevado otimismo» e como sendo um «excelente sinal do sucesso deste programa». Ana Pinho lembra que este é um programa que não tem «efeitos imediatos», sendo a expectativa do Governo a de que «à medida que o conhecimento sobre o programa chegue a mais potenciais senhorios, e que as casas ou os quartos fiquem disponíveis, o número de alojamentos registados na Plataforma do Arrendamento Acessível aumente gradualmente e seja cada vez maior o número de senhorios e famílias a beneficiar das vantagens do Programa de Arrendamento Acessível». Espera-se que o mesmo entre em velocidade cruzeiro dentro de um ano e meio.

Nesse sentido, o Governo vai dar continuidade ao esforço já iniciado de comunicação e formação dos agentes no terreno, para que a mensagem sobre o modo de funcionamento do Programa de Arrendamento Acessível chegue a todos os interessados.
Tags: arrendamento