Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-27 às 17h42

Palácio Nacional de Mafra recebe Pólo de Investigação para valorizar o património musical

O Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural, o Município de Mafra e a NOVA FCSH assinaram esta quarta-feira, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, um memorando de entendimento para a criação de um Pólo de Investigação dedicado às Ciências Musicais no Palácio Nacional de Mafra.

Com a criação deste Pólo, dedicado às Ciências Musicais, a NOVA FCSH irá associar-se à Direção Geral do Património Cultural e ao Município de Mafra no estudo, preservação e divulgação do património musical instalado e a instalar no Palácio Nacional de Mafra, onde ficará localizado o Museu Nacional da Música.

«Mafra tem todas as componentes para se tornar num projeto de referência mundial. É um local extraordinário para o Museu Nacional da Música, em qualquer país do mundo, com um conjunto de carrilhões, seis órgãos portugueses, uma biblioteca com milhares de documentos relacionados com a música e a capacidade de instalar um pólo de investigação dedicado às ciências musicais", afirmou a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, na cerimónia desta manhã, no atual Museu da Música.

Fazem parte do Pólo, o Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH e as unidades de investigação INET-MD (Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança) e CESEM (Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical).

Com esta parceria será possível, nomeadamente, desenvolver investigação sobre o espólio do Museu Nacional da Música, o conjunto de carrilhões e os órgãos do Palácio Nacional de Mafra ou a prática musical em Mafra. Outra área de atuação será a da formação avançada e de programas para o público em geral, alunos e professores.

Na mesma ocasião foi ainda assinado um protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Mafra e a Direção Geral do Património Cultural para a criação de um Agrupamento de Entidades Adjudicantes (consórcio), que irá concretizar o projeto de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.

Composto pelas duas entidades, o consórcio será responsável por contratar e fiscalizar as empreitadas necessárias à execução da obra, tal como os projetos de arquitetura e museografia do Museu Nacional da Música.
Tags: música
Áreas:
Cultura