Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-25 às 17h18

Pagamento de bolsa de estudo aos alunos do ensino superior no ano letivo de 2018/2019

Tal como previsto e definido no despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior, publicado no sítio da internet da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), iniciaram-se hoje, dia 25 de setembro, os pagamentos aos alunos requerentes de bolsa de estudo para o ano letivo de 2018/2019.

Dos 58 841* requerimentos submetidos, 83% encontram-se a aguardar informação académica ou outra, pelo que, das candidaturas em condições de serem analisadas pelas instituições, encontravam-se em pagamento até às 12 horas do dia 25 de setembro, 1557 bolsas (sendo 1204 dessas deferidas ao abrigo do processo de renovação automática).

O procedimento de análise das candidaturas encontra-se assim a seguir os prazos normais de verificação sendo que, por forma a acelerar o processo de pagamentos, tal como no ano letivo passado, a DGES irá proceder a pagamentos extra dos processos deferidos durante estas primeiras semanas do ano letivo.

O processo de candidaturas a bolsas de estudo para o ano letivo de 2018/2019, iniciou-se no dia 25 de Junho, para aqueles que já eram alunos do Ensino Superior e, após a submissão das candidaturas ao Ensino Superior, para os restantes e encontra-se aberto durante todo o ano letivo para todos os estudantes que poderão proceder à sua candidatura através da plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior.

*Excetuam-se as 14 588 candidaturas submetidas até ao momento, dos alunos candidatos ao ensino superior neste ano letivo, cujos processos estão neste momento a transitar para as instituições onde os alunos foram colocados.