Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-07 às 16h30

Oficial portuguesa eleita para o comité da NATO para a perspetiva de género

Portugal vai ocupar pela primeira vez, em 43 anos, a Presidência do Comité para a Perspetiva de Género. A Major Diana Morais, que ocupava o cargo de Vice-Presidente deste Comité, foi eleita, hoje, por unanimidade, para o cargo de Presidente Eleita. 

Nos próximos dois anos, Portugal e Holanda irão co-presidir o Comité Executivo. Em 2021, a Major Diana Morais ocupará o cargo da atual Presidente, a Tenente-Coronel Corine Van Nieuwburg-Hofte.

Para o Ministro da Defesa «esta eleição histórica reveste-se de especial simbolismo por ser reconhecido o mérito de Portugal e da oficial, em particular. Acredito que a Major Diana Morais possa ser uma fonte de inspiração para aquelas que pensam na possibilidade de uma carreira militar».

O Comité para a Perspetiva de Género, criado em 1976, é um dos mais antigos da NATO. Este órgão de aconselhamento do Comité Militar em assuntos de género para as Forças Armadas da Aliança promove a integração das perspetivas de género nas operações militares e a implementação de resoluções das Nações Unidas relevantes nesta área.

Tags: igualdade, NATO
Áreas:
Defesa Nacional