Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-23 às 17h04

Novo coordenador do programa INCoDe.2030

Nuno Rodrigues é o novo coordenador-geral do INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, sucedendo a Pedro Guedes de Oliveira, que terminou o seu mandato. Nuno Rodrigues acumula a coordenação do INCoDe.2030 com funções de membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), garantindo a articulação entre a FCT e instituições públicas e privadas, incluindo as empresas, na implementação do programa. 

Nuno Rodrigues era já membro da Coordenação Técnica do programa desde o seu início e contará com o apoio técnico de Sofia Marques da Silva, Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, e de Rui Pedro dos Santos Lourenço, Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra.

Concebido desde 2016 e lançado formalmente em abril de 2017, o INCoDe.2030 é o programa nacional de reforço de competências digitais, estando estruturado em cinco eixos de atuação transversais a toda a sociedade portuguesa: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação. No âmbito do INCoDe.2030 foi promovida em 2018-19 a "Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial - Portugal AI 2030", assim como a "Estratégia Nacional para a Computação Avançada – Portugal Advanced Computing 2030", incluindo a instalação primeiro supercomputador a operar em Portugal, já a operar no datacenter de Riba d’Ave, no Minho. 

Nuno Rodrigues é professor Coordenador do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, sendo Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho (2009). Foi Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entre 2011 e 2017. Fundou em 2010 e dirigiu até 2018 o Digital Games Research Centre (DIGARC), uma unidade de investigação no IPCA dedicada às áreas de desenvolvimento de jogos digitais.