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Comunicados

2018-07-15 às 21h16

Nota sobre reportagem acerca do trabalho do SEF no Aeroporto de Lisboa

Na sequência da reportagem divulgada hoje pelo Diário de Notícias com o título "Este sítio é gerido por amadores. As fotos de um passageiro irritado", o Ministério da Administração Interna esclarece que a situação descrita não traduz a realidade do trabalho realizado diariamente pelo SEF no Aeroporto de Lisboa.

Hoje, domingo, 15 de julho, junto à zona das partidas, estiveram abertas, entre as 15h00 e as 17h00, entre 8 a 10 boxes de controlo de fronteira e não "Um funcionário a carimbar passaportes de fora da UE", como refere a notícia.

Entre as 15H00 e as 17H00 de hoje partiram, do aeroporto Humberto Delgado, 13 voos não Schengen com aproximadamente 2550 passageiros. Paralelamente, chegaram 4 voos que transportaram 593 passageiros, sendo que o tempo de espera máximo registado ao dia de hoje (dados provisórios) nas partidas foi atingido às 15h50, e registou aproximadamente 30 minutos.

O SEF tem correspondido ao aumento do tráfego aéreo e ao fluxo de passageiros, e aos demais desafios com reforço de efetivo e ajustamentos aos períodos de maior movimento. o SEF reforçou, desde o dia 1 de junho, todos os postos de fronteira aérea com um total de 69 inspetores, em resposta ao aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos nacionais previsto para a época de verão. O Aeroporto de Lisboa recebeu 36 elementos da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, o de Faro 13, o do Porto 16, o de Ponta Delgada 2 e o Funchal 2.

Com este reforço, que decorre até 30 de setembro, exercem atualmente funções no Aeroporto de Lisboa 212 inspetores do SEF afetos ao controlo de fronteira.

Não obstante a pontual ocorrência de momentos de tempos de espera mais elevados, o SEF não poderá aceitar a generalização que a notícia de hoje traduz, no que diz respeito aos picos máximos dos tempos de espera registados no Aeroporto de Lisboa.

No primeiro semestre de 2018, o tempo médio de espera dos voos a partir de países terceiros foi de 11 minutos nas chegadas e 3 minutos nas partidas. A análise efetuada aos dados de junho, revela um tempo de espera médio de 14 minutos nas chegadas e de 4 minutos nas partidas.

No caso de cidadãos da União Europeia, os tempos de espera são ainda mais reduzidos, sobretudo aqueles que utilizam os sistemas automáticos (RAPID).