Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-01 às 16h54

Nota de pesar pela morte de Helena Ramos

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte de Helena Ramos.

Jornalista e apresentadora, desde que iniciou a sua carreira como locutora de continuidade, a sua presença nos ecrãs e a sua voz representavam a proximidade ao espetador, própria de um serviço público. O seu percurso profissional acompanha parte da história da RTP, sendo também sinónimo da oferta diversificada da televisão pública.

Numa carreira de quarenta anos permanentemente ligada aos canais públicos, apresentou diversos talk shows e emprestou o seu rosto a alguns dos seus mais emblemáticos programas, como as Marchas Populares ou o Natal dos Hospitais.

Mais recentemente, o seu trabalho destacou-se na programação da RTP Memória, tendo feito parte da comissão instaladora deste canal que procura preservar e dar a conhecer a história de décadas de dedicação ao serviço público de televisão, missão que a carreira de Helena Ramos tão bem representa. Emprestou também a sua voz a diversos documentários, tendo participado na seleção de muitos deles para a grelha da RTP 2.

O público português, dentro e fora de Portugal, perde assim um rosto e uma voz familiares e uma presença no ecrã que simbolizava toda uma história dos canais públicos de televisão.

À Família e amigos enviam-se sentidas condolências.

Tags: televisão
Áreas:
Cultura