Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-07-05 às 14h38

Nomeação de Catarina de Albuquerque para o cargo de Diretora Geral da «Sanitation and Water for all» (SWA)

O Governo Português congratula-se com a nomeação de Catarina de Albuquerque para o cargo de Diretora Geral da "Sanitation and Water for all" (SWA)1, parceria global de Estados, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado, sob a égide da UNICEF, que tem por missão trabalhar para alcançar o acesso universal a água potável e saneamento adequado.

Catarina de Albuquerque foi a primeira Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito Humano do acesso a água potável e saneamento. Desempenhou, desde 2015, funções como Diretora Executiva da SWA, sendo, agora a primeira mulher a ser nomeada Diretora Geral da parceria.

O Governo Português reafirma o seu compromisso com a implementação da Agenda 2030 e felicita a nova Diretora Geral formulando votos de grande sucesso.

Esta nomeação vem reforçar a presença de nacionais portugueses em organizações do universo das Nações Unidas, facto que muito prestigia o país e ilustra o forte compromisso de Portugal com o multilateralismo, num ano em que a Comunidade Internacional dá especial atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com a Água (ODS 6), no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento.