Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-13 às 10h29

Missão técnica estuda espólio de Gabinetes de Leitura Portugueses no Brasil

Dois especialistas enviados pela Biblioteca Nacional de Portugal iniciam, hoje, uma missão técnica destinada a avaliar o espólio literário de três instituições culturais centenárias fundadas por portugueses no Brasil: O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (fundado em 1850), o Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará (1868) e o Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia (1863). No seu conjunto, as bibliotecas destas três instituições, possuem um acervo com 160 mil volumes.

O objetivo desta missão, que assenta num protocolo de colaboração, celebrado no passado mês de janeiro, entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto Diplomático, é analisar o espólio daquelas entidades e estudar a possibilidade de se proceder à digitalização e preservação dos exemplares mais relevantes e raros.

Esta iniciativa teve origem em visitas realizadas àquelas instituições pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. As deslocações permitiram dialogar com os dirigentes das três instituições sobre a importância de preservar aqueles valores culturais.

Leia o comunicado na íntegra