Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-29 às 17h17

Missão do Artigo IV do FMI

Ao abrigo do Artigo IV do Fundo Monetário Internacional (FMI), realizaram-se consultas técnicas a diferentes entidades, localizadas no Porto e em Lisboa, entre 15 e 29 de maio de 2018.

A missão do FMI sublinha o forte desempenho da economia portuguesa em 2017, apresentando uma perspetiva de curto-prazo favorável, projetando o cumprimento das metas orçamentais e um crescimento económico de 2,3% em 2018, em linha com a previsão do Programa de Estabilidade. O crescimento no médio-prazo deverá assentar no investimento e nas exportações, impulsionados por uma melhoria das condições de crédito e pelo aumento da competitividade dos bens e serviços portugueses.

O Fundo reconhece progressos na estabilidade e confiança no sistema bancário, nomeadamente com a redução do stock de crédito malparado (NPL) para 13,3% no final de 2017, bem como na atual trajetória de consolidação da dívida pública e privada. Estes resultados encorajadores assentam numa mudança estrutural em curso, na qual assenta uma dinâmica positiva de crescimento económico inclusivo, permitindo a Portugal continuar o caminho de convergência com os padrões de vida da União Europeia.

Contribuindo para a tendência de crescimento económico equilibrado, o Fundo destaca a importância do aumento do investimento, financeiramente sustentável, e da prossecução dos esforços contínuos para corrigir a rigidez do mercado de trabalho. De acordo com o FMI, as condições favoráveis da economia constituem uma oportunidade importante para a contínua consolidação das contas públicas, a nível estrutural, e para melhorar o lado da oferta da economia.

O Governo reafirma o seu empenho em prosseguir um esforço reformista, colmatando falhas passadas e projetando o futuro, consciente dos riscos que o FMI identifica como maioritariamente externos. Para esse fim, o Governo apoiar-se-á na implementação do Programa Nacional de Reformas, orientado para aumentar o crescimento potencial da economia e consolidar os progressos alcançados no setor financeiro, no mercado de trabalho, e no equilíbrio das contas públicas e das contas externas.

O Governo agradece e destaca o empenho de todos os Serviços e equipas da Administração Pública que prepararam e participaram nesta missão, bem como o importante contributo das organizações privadas e associativas para a mesma.
Tags: economia
Áreas:
Finanças