Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-21 às 18h02

Ministro dos Negócios Estrangeiros participa na 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estará em Nova Iorque, de 24 a 28 de setembro, para a semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

Na segunda-feira, dia 24, Augusto Santos Silva participa num evento sobre "O Problema Mundial das Drogas", organizado pelos Estados Unidos. Intervém, depois, num painel sobre "Educação em Situações de Emergência", organizado pela Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios, da iniciativa do antigo Presidente Jorge Sampaio. Da agenda do dia fazem ainda parte uma reunião sobre o financiamento da Agenda 2030, em que participa o Secretário-Geral da ONU, um evento sobre juventude, para lançamento da "UN Youth Strategy and the Generation Unlimited Partnership" e um encontro de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. Ainda na segunda-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros acompanha a participação do Presidente da República na Cimeira da Paz Nelson Mandela.

Na terça-feira, dia 25, de manhã, Santos Silva assiste à abertura do Debate Geral da 73ª Assembleia Geral da ONU. À tarde, o Ministro participa num evento sobre a Pena de Morte e noutro sobre o combate à poluição provocada pelo plástico. Segue-se o encontro de Chefes de Delegação à AGNU dos países da CPLP, onde o Ministro acompanha o Presidente da República, e o dia termina com o Jantar Transatlântico, promovido pelo Departamento de Estado norte-americano.

Na quarta-feira, dia 26, de manhã, tem lugar o pequeno-almoço dos responsáveis das diplomacias dos países ibero-americanos e o Ministro participa, depois, num evento sobre a Síria, promovido pela União Europeia, bem como numa sessão para assinalar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. À tarde, Augusto Santos Silva participa na reunião de preparação da adoção do Pacto Global das Migrações, "The Road to Marrakesh", e assiste à intervenção do Presidente da República no Debate Geral da 73ª AGNU. O Ministro dos Negócios Estrangeiros termina este dia com um jantar com os seus homólogos dos países dos Balcãs Ocidentais.

Na quinta-feira, dia 27, Santos Silva estará, de manhã, num encontro sobre a Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar e numa reunião ministerial sobre a República Centro-Africana.

Durante a semana ministerial da AGNU, o Ministro dos Negócios Estrangeiros terá ainda reuniões de trabalho com os seus homólogos da Venezuela, da Moldávia, do Gana, da Suíça, do Irão, dos Emirados Árabes Unidos, do Vanuatu e de Andorra. Encontra-se, ainda, com a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para as Migrações, Louise Arbour, e com o Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo, Nasser Kamel.

O Ministro acompanhará, também, os encontros do Presidente da República com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e com os Presidentes de Moçambique, do Quénia, da Colômbia e do Egito.