Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-12 às 12h08

Ministro do Ambiente e da Transição Energética no One Planet Summit das Nações Unidas

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, chefia a delegação portuguesa que participa na 4ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA) do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA). 

João Pedro Matos Fernandes participará no One Planet Summit, que decorrerá na quinta-feira, 14 de março, reunião que está a ser organizada por França, o Quénia e o Banco Mundial. A cimeira abordará duas questões principais: a promoção das energias renováveis e a promoção da resiliência, adaptação e biodiversidade, com foco em África.

A 4ª Sessão contará com a participação de mais 95 Chefes de Estado, Ministros e Vice-ministros e terá delegados de mais de 160 países. O tema transversal da sessão e do debate ministerial debruçar-se-á sobre o tema "Soluções inovadoras para os desafios ambientais e para o desenvolvimento de padrões sustentáveis de produção e consumo".

Esta sessão contará com a realização de três Diálogos de Líderes, com o objetivo de proporcionar um espaço em que os Ministros, organismos internacionais, setor empresarial e financeiro, academia e setor da tecnologia possam discutir abertamente as suas medidas políticas e as boas práticas adotadas. A Assembleia adotará mais de 20 resoluções e uma Declaração Ministerial que está ainda a ser negociada. 

À margem destas reuniões, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética promoverá encontros bilaterais com o seu homólogo queniano, com a Diretora Executiva do PNUA e com o enviado especial do Secretário Geral das Nações Unidas para os Oceanos, o Embaixador Peter Thomson.