Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-10 às 13h00

Ministro do Ambiente e da Transição Energética participa na Cimeira do Clima na Polónia

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, estará presente nos trabalhos da Cimeira do Clima (COP24), em Katowice, Polónia, entre 10 e 14 de dezembro, onde participa no Painel de Abertura Ministerial,"How do We get There?".

Com a realização da COP24, todos os países são chamados a uma nova reflexão, assumindo compromissos que permitam atingir metas concretas, com as quais o Mundo se comprometeu em 2015, no Acordo de Paris, sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Portugal apresentou, no início de dezembro, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC), que define os objetivos a alcançar a nível de todos os sectores da sociedade, através de um investimento de dois mil milhões de euros por ano, a acrescentar aos 30 mil milhões já investidos, para tornar Portugal neutro, nas emissões de dióxido de carbono.

Nos trabalhos que decorrem na Cimeira do Clima COP24, onde vai participar o Ministro Português do Ambiente e Transição Energética, o RNC representa a posição estrutural de Portugal, e inclui a participação de todos os sectores da sociedade, desde os transportes, energia, agricultura, indústria, edifícios, tratamento de resíduos e outros, envolvidos no objetivo de redução das emissões de C02.E todos, seremos chamados a cumprir uma quota-parte neste desígnio.

Assim, o RNC vai permitir a Portugal alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, mantendo o nosso país na liderança dos países mais limpos do Mundo.