Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-21 às 18h05

Ministro da Defesa Nacional aprova promoção da primeira general

O Ministro da Defesa Nacional aprovou hoje a promoção a brigadeiro-general da Coronel Média Regina Maria de Jesus Mateus. O despacho seguiu para confirmação do Presidente da República. Para o Ministro da Defesa Nacional:

"Este momento reveste-se de grande simbolismo. É um telhado de vidro que se quebra, e com um significado especial porque vamos ter a primeira mulher Oficial General. Espero que este momento seja um exemplo para todas as mulheres nas fileiras, e uma fonte de inspiração para aquelas que pensam na possibilidade de uma carreira militar".

A Coronel Regina Mateus concluiu em 2017 o Curso de Promoção a Oficial General e desempenha atualmente a função de Diretora do Hospital das Forças Armadas. Concorreu à Força Aérea em 1993, tendo nesse mesmo ano ingressado no quadro permanente. Esteve destacada, em missões de apoio sanitário, na República de São Tomé e Príncipe, Noruega, Lituânia, Afeganistão, por duas vezes, e integrou, no âmbito do "Plano Fénix" – "Ajuda amiga à Líbia", a equipa de saúde responsável pela evacuação aeromédica Tripoli-Lisboa de 20 doentes Líbios a serem tratados nos Hospitais Militares Portugueses.

A mais antiga Coronel das Forças Armadas vê a sua promoção ser aprovada na sequência da deliberação do Conselho de Chefes de Estado-Maior, que atenta a fundamentação constante da proposta de promoção, apresentada pelo Chefe do Estado-maior da Força Aérea, ouvido o conselho superior do ramo.

Foi no final da década de 80 que as cidadãs portuguesas passaram a poder integrar o serviço militar voluntário, incluindo o quadro permanente. O primeiro ramo foi a Força Aérea, em 1988, seguindo-se o Exército e a Marinha, em 1992.

Desde 2008, as militares portuguesas não têm qualquer tipo de restrições de acesso a classes e especialidades. Estas foram abolidas com o Despacho n.º 101/MDN/2008, de 6 de junho, onde se pode ler que "nos concursos de admissão às Forças Armadas se respeite o princípio da igualdade de género no acesso a todas as classes e especialidades".
Áreas:
Defesa Nacional