Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-08-10 às 18h39

Ministro da Cultura lamenta morte do professor José Silva Louro

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, lamenta profundamente a morte do professor José Silva Louro.

Pedagogo e rosto reconhecido e admirado na vida académica e cultural do Algarve, José Louro deixa uma marca indelével em toda uma geração de alunos e artistas portugueses.

Enquanto professor do ensino secundário lecionou em várias escolas do país, onde se destacam os Açores e Faro, cidade onde acabou por se fixar. Fazia das suas funções de professor uma militante defesa do Teatro e da Literatura, despertando em muitos dos seus alunos a paixão por estas duas áreas artísticas.

Fundou o grupo de teatro universitário SIN-CERA (Teatro da Universidade do Algarve), a ACTA (Companhia de Teatro do Algarve), foi programador do Teatro Lethes e integrou o Conselho de Administração do Teatro das Figuras.

Esteve ligado a muitos projetos de Teatro na região do Algarve, destacando-se sempre pela sua enorme generosidade colaborando, sempre que lhe era solicitado, como encenador, dramaturgo ou apenas conselheiro de vários projetos artísticos.

Em 2016 a Direção Regional de Cultural do Algarve distinguiu-o com o prémio "Maria Veleda", destacando a "luta percorrida de José Louro na educação pelas Artes e, em particular, no desenvolvimento do Teatro no Algarve.

Incansável espectador, será eternamente lembrado como "O Semeador de Teatro".

À Família, enviam-se as mais sentidas condolências.
Tags: teatro
Áreas:
Cultura