Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-08-24 às 20h09

Ministro da Cultura lamenta morte de Luís Amaro

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, lamenta profundamente a morte de Luís Amaro.

Luís Amaro foi poeta, revisor literário, editor, bibliófilo, tradutor, ensaísta, memorialista.

Nascido em Aljustrel, em 1923, estreou-se aos 12 anos no semanário Ala Esquerda, de Beja, tendo editado, em 1949, o volume Dádiva, reeditado com outros poemas, em 1975, sob o título de Diário Íntimo. O poeta está representado em várias antologias, a primeira das quais é de Jorge de Sena, em 1958.

Sempre discreto, correspondeu-se com alguns dos maiores escritores do Séc. XX, tendo doado esse significativo espólio ao Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional.

Entre 1951 e 1953, codirigiu com os poetas António Luís Moita, António Ramos Rosa, José Terra e Raul de Carvalho, a revista Árvore, subscrevendo, no n.º 1, em "A Necessidade da Poesia", a liberdade e a isenção como imperativos da escrita poética. Este "ir até-ao-fim das possibilidades criadoras e expressivas", como defendeu, definiu-o sempre.

Em meados de 1970, ao serviço da Colóquio, Luís Amaro ingressa nos quadros da Fundação Calouste Gulbenkian, onde foi Secretário da Redação, Diretor-Adjunto e Consultor Editorial.

Ao longo de décadas, colaborou com poesia nas mais diversas publicações - Portucale, Atlântico, Seara Nova, Távola Redonda - e também em prosa no suplemento Artes e Letras, do Diário de Notícias.

Com uma cultura extraordinária, Luís Amaro foi sempre rigoroso e atento à investigação sobre a vida literária portuguesa.

À Família enviam-se sentidas condolências.
Tags: literatura
Áreas:
Cultura