Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-11 às 11h48

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa no encontro «OECD Going Digital Summit»

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, desloca-se a Paris esta segunda-feira, 11 de março, para participar no encontro de alto nível da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico "OECD Going Digital Summit".

A cimeira de dirigentes e especialistas de alto nível dos países membros, responsáveis pelas políticas relacionadas à economia digital, irá partilhar ideias, experiências e debater novos contributos para o desenvolvimento futuro. A agenda reflete os sete pilares de políticas integradas da «Going Digital» da OCDE: melhorar o acesso, aumentar o uso efetivo das novas tecnologias, desencadear a inovação, garantir empregos, promover a prosperidade social, reforçar a confiança e promover a abertura do mercado.

Manuel Heitor intervém às 15h00, na sessão dedicada ao tema "Fostering Science and Innovation in the Digital Age", onde apresentará a estratégia portuguesa de desenvolvimento da inovação na era digital, focando a sua intervenção nos seguintes temas:

i) as estratégias de «Ciência Aberta», designadamente  a adoção de práticas e processos abertos de criação, partilha e utilização do conhecimento científico pelas instituições de I&D; a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, ampliando o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.

ii) Digital skills nomeadamente a iniciativa portuguesa INCoDe.2030, que desenvolve medidas de estímulo a novas atividades de I&D nas áreas da computação científica, em ciências e tecnologias quânticas, inteligência artificial e media digital, em torno dos seus 5 eixos de intervenção: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação, integrando neste último eixo, a estratégia nacional de IA, "IA Portugal 2030", que prevê projetos de investigação no domínio da inteligência artificial e da ciência de dados aplicados na administração pública, ensino, formação e empresas. 

iii) Parcerias público-privadas e desenvolvimento tecnológico enfatizando medidas políticas para promover inovações institucionais e, particularmente, "instituições de redes inovadoras". A experiência portuguesa em "Laboratórios Colaborativos" será mencionada, assim como o desenvolvimento do "Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico - AIR Centre", e a criação do "Programa Internacional do Atlântico de Lançamento de Satélites", em articulação com a promoção da estratégia nacional para o Espaço, "Portugal Space 2030", as quais representam iniciativas relevantes e inovadoras sobre as interações espaço-clima-oceano. 

iv) a experiência portuguesa em redes de fibra, bem como a criação de instalações informáticas avançadas, através do "MACC - Centro de Computação Avançada Minho", o qual cumpre um dos compromissos assumidos por Portugal enquanto país fundador do European High Perfomance Computing (EuroHPC).

No encontro a OCDE vai apresentar o relatório final, "Measuring the Digital Transformation", um roteiro para o futuro, que fornece novos contributos sobre o estado da transformação digital ao mapear indicadores em várias áreas , da educação e inovação ao comércio a resultados económicos e sociais.

Será igualmente apresentado o novo website, "Going Digital Toolkit", que está a ser desenvolvido pela OCDE com o objetivo de incluir indicadores, experiências e práticas políticas inovadoras dos países membros.