Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-10 às 11h29

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no encontro Ciência 2019

A iniciativa europeia para as comunicações quânticas é hoje apresentada no último dia do encontro Ciência 2019, durante o Workshop Quantum Computing «Are You Ready?», a qual incide no desenvolvimento de uma estratégia no campo da computação quântica que emerge nos vários setores como o financeiro, farmacêutico, indústria, energia, mobilidade, entre outras áreas, em Portugal.
 
No início do Workshop Quantum Computing «Are You Ready?», o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assina a Declaração do Quantum (Cooperation Framework on Quantum Communication Infrastructure) na presença da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.
 
A sessão de assinatura decorre na sala E, pelas 14h00, no Centro de Congressos de Lisboa. 
 
Sobre esta declaração, Manuel Heitor refere «estamos a participar ativamente na construção do futuro através do reforço de parcerias europeias inovadoras que exploram as fronteiras do conhecimento para facilitar novos meios de comunicação e explorar novos horizontes para a realização do projeto europeu». 

Esta Declaração traduz-se na cooperação entre os Estados-Membros signatários para trabalhar em conjunto e disponibilizar em toda a União Europeia, uma infra-estrutura de comunicação integrada, segura e quântica, que reforce as capacidades científicas e tecnológicas da Europa em cibersegurança, tecnologias quânticas e competitividade industrial e autonomia estratégica.
 
No contexto do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (UE), um conjunto de programas visarão aprofundar e reforçar as capacidades da Europa em tecnologias digitais avançadas, incluindo as das infraestruturas de cibersegurança, dados quânticos e dados inteligentes, para fornecer dados, informações e serviços relacionados com o espaço e a segurança da União Europeia (UE) e dos Estados-Membros, entre eles o programa Horizonte Europa, o programa Europa Digital e o Programa Espacial Europeu.
 
Esta Declaração assenta também nos avanços tecnológicos feitos pelos programas espaciais da União Europeia (UE) e pela Agência Espacial Europeia (ESA) para aumentar significativamente as capacidades da Europa em comunicações óticas e cibersegurança. Um dos objetivos é usar tecnologias de satélite para distribuir serviços de Quantum Key Distribution (QKD) (uma tecnologia que usa os princípios da mecânica quântica para executar tarefas criptográficas), que não são alcançáveis apenas por soluções terrestres.
  
Na atual lista de signatários da Quantum Communication infrastructure(QCI) dos Estados -Membros, Portugal, junta-se a outros países representantes da EU, como a Bélgica, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda e a Espanha.