Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-14 às 11h20

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na apresentação pública do projeto internacional «Triple»

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, em representação do Primeiro Ministro, António Costa, estará presente na apresentação pública do projeto internacional "TRIPLE", no âmbito da Sociedade Digital e Ciência Aberta Europeia, na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, pelas 15h00, na Biblioteca Joanina da Universidade Coimbra.

O projeto "Triple" é uma plataforma digital que obteve um financiamento europeu de 5,6 milhões de euros, do Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020. Promovido no âmbito de um consórcio internacional com 18 instituições de 12 países, coliderado pela Universidade de Coimbra, o projeto TRIPLE tem um cariz absolutamente pioneiro, visando o desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital única, multidisciplinar e multilinguística e de transmissão do conhecimento.

O evento contará com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Durante a sessão, ficará em exibição pública, pela primeira vez desde 2013, a rara 1.ª edição d’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, que é parte do espólio da Biblioteca Joanina e está habitualmente guardada na Casa-Forte da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A obra (de 1572) e o local do evento simbolizam a ousadia e inovação dos tempos antigos – com Coimbra e Portugal na vanguarda da partilha do conhecimento – que a nova plataforma digital pretende replicar em novos contextos.