Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-24 às 18h35

Ministro da Administração Interna visita Madrid

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, desloca-se amanhã, dia 25 de maio, a Madrid, para a Cerimónia de homenagem a altos dirigentes e oficiais da Guardia Civil e da Policía Nacional e para uma reunião com o Ministro do Interior de Espanha.

A condecoração representa o agradecimento de Portugal pela excelente colaboração entre as forças de segurança de Portugal e de Espanha.

Antes da cerimónia, o Ministro da Administração Interna reúne-se com o Ministro do Interior de Espanha, Juan Ignacio Zoido, para discutir temas como a cooperação bilateral na área da proteção civil, a proposta da Comissão Europeia com vista ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a cooperação policial e a gestão de fronteiras externas da União Europeia.

Portugal e Espanha têm mantido um estreito relacionamento bilateral nestas áreas, partilhando um conjunto de instrumentos jurídicos bilaterais em domínios como a cooperação policial, aduaneira, proteção civil e segurança rodoviária. No domínio da proteção civil tem havido intensa cooperação, designadamente no combate aos incêndios florestais.

A deslocação do Ministro da Administração Interna inclui ainda uma visita às instalações da Direção-Geral de Proteção Civil e Emergências.