Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-11 às 16h04

Ministro da Administração Interna reúne-se com homólogo alemão para discutir migrações e refugiados

«O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, desloca-se amanhã a Berlim para um encontro com o seu homólogo alemão, Horst Seehofer, sobre a temática das migrações e dos refugiados.

Na agenda da reunião estão os mecanismos de cooperação bilateral entre Portugal e a Alemanha, o futuro da Política Europeia de Asilo e Migrações e os desafios inerentes à migração a partir do continente africano em geral, e através do Mar Mediterrâneo, em particular.

A reunião entre os dois ministros surge também na sequência da conclusão, na semana passada, de um acordo bilateral entre Portugal e a Alemanha sobre movimentos secundários de requerentes de asilo. Este acordo concretiza o espírito de solidariedade e responsabilidade europeus para uma resposta integrada aos desafios que os fluxos migratórios, designadamente os refugiados, colocam à Europa.

Trata-se do primeiro acordo desta natureza entre Estados na União Europeia, após o Conselho Europeu de junho de 2018, que instou os Estados-Membros a combater estes movimentos secundários e a colaborarem estreitamente entre si para esse fim».

Leia o comunicado na íntegra em anexo.