Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-26 às 14h31

Ministro da Administração Interna no 23º Aniversário da IGAI

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinalou hoje o 23º aniversário da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), numa visita às instalações que incluiu o lançamento oficial da nova página eletrónica da IGAI na internet e a inauguração da Galeria dos antigos Inspetores-gerais.

O novo site, uma medida Simplex+, tem uma configuração mais acessível e inclui novas funcionalidades, como a Queixa Online. Este mecanismo facilita a apresentação de queixa, permitindo o acesso do cidadão à IGAI através da internet.

O aniversário foi também ocasião para a inauguração de uma Galeria de homenagem aos anteriores inspetores gerais da IGAI - Procurador-Geral Adjunto António Henriques Rodrigues Maximiano, Juiz Conselheiro António Manuel Clemente Lima e Juiz Conselheiro Mário Manuel Varges Gomes.

O Ministro da Administração Interna realçou o papel decisivo que todos os inspetores e funcionários têm tido para o reconhecimento nacional e internacional da IGAI na defesa dos direitos fundamentais. Eduardo Cabrita anunciou que está em processo legislativo uma alteração orgânica da IGAI, tendo em vista ultrapassar a situação complexa de dispor, atualmente, de apenas 10 inspetores para acompanhamento de cerca de 50 mil profissionais das forças e serviços de segurança.