Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-01 às 13h08

Ministro Adjunto e da Economia na assinatura de protocolo de adesão da Sonae MC ao Portugal Sou Eu

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, presidiu esta manhã, em Matosinhos, à cerimónia de assinatura do protocolo de adesão ao programa "Portugal Sou Eu" entre a Sonae MC e a AEP – Associação Empresarial de Portugal, que integra o órgão de gestão do programa.

O programa, promovido pelo Ministério da Economia, visa valorizar a produção nacional através da marca "Portugal Sou Eu", que identifica os produtos de origem portuguesa com elevado índice de incorporação nacional, através de um Selo próprio na embalagem e assim promove o consumo informado por parte de todos os consumidores.

O Selo "Portugal Sou Eu" é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa.

No "Portugal Sou Eu" contam-se 3.400 empresas 1.200 estabelecimentos Aderentes. Estão qualificados com o Selo "Portugal Sou Eu" mais de 10 mil produtos e serviços que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões €.

A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas, sendo que 57% são do setor da alimentação e bebidas e 23% correspondem às atividades de artesanato.

Marcaram ainda presença no evento, que decorreu na loja Continente de Matosinhos, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Paulo Nunes de Almeida, e o CEO da Sonae MC, Luís Moutinho.

O programa "Portugal Sou Eu" foi lançado em dezembro de 2012 para dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

O programa, financiado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, é gerido por um Órgão Operacional formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP.