Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-06-15 às 18h24

Ministra do Mar abriu reunião ministerial da Organização Marítima Internacional

«No âmbito da Conferência do Dia Marítimo Mundial, organizada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), com a colaboração do Governo da Polónia, foi concedido à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o papel de liderança da Mesa Redonda sobre o tema Green Shipping.

No evento, que decorre na cidade polaca de Szczecin e que termina esta sexta-feira, dia 15 de junho, Ana Paula Vitorino foi escolhida pela IMO para abrir a sessão e liderar a Mesa Redonda que discutiu o tema Green Shipping. Na sua intervenção, a Ministra lembrou os grandes desafios que a indústria do transporte marítimo global enfrenta a nível de sustentabilidade e aproveitou para destacar o trabalho e ambição de Portugal em matéria de descarbonização do sector.

Já na intervenção de abertura da sessão, o Secretário-Geral da Organização Marítima Mundial, Kitack Lim, deixou palavras elogiosas ao modelo de governança do mar em Portugal, devido à criação de um Ministério do Mar, lembrando que são cada vez mais os países que assumem os temas marítimos como centrais nas suas políticas.

A Mesa Redonda teve como intervenientes, para além da Ministra do Mar de Portugal, mais de uma dezena de ministros e governantes de países como China, Grécia, Chipre, Gana, África do Sul, Singapura, Irão ou Emirados Árabes Unidos. Para além do tema Green Shipping, a Ministra do Mar discutiu com governantes de diversos países outras tendências do sector, como o Smart Shipping ou o impacto da indústria 4.0 no sector.»

Leia o comunicado em anexo.

Áreas:
Mar