Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-05 às 11h13

Ministra da Cultura visita Pequim no âmbito do Festival Cultura Portuguesa

«A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, inicia este domingo uma deslocação oficial a Pequim, no âmbito do Festival Cultura Portuguesa na China, que inclui a realização, ao longo de 2019, de diversos eventos culturais em domínios tão variados como a música clássica, o fado, o teatro, as artes plásticas, a dança contemporânea, o canto lírico, o cinema e a tradução de obras literárias portuguesas para mandarim.
 
Na sua estada oficial, entre 9 e 12 de junho, a Ministra da Cultura portuguesa presidirá no dia 10 de junho à cerimónia do Dia de Portugal, no Beijing Concert Hall, onde serão ouvidos o Hino Nacional e o Hino da República Popular da China. No programa das comemorações estão previstas as exibições de filmes sobre o nosso país e sobre o Festival de Cultura Portuguesa na China. A cerimónia encerrará com o concerto da Orquestra Sinfónica Nacional da China, dirigido pela maestrina Joana Carneiro, e com atuação da soprano Elisabete Matos.
 
Também no dia 10 de junho, a Ministra inaugura a exposição Histórias da Torre do Tombo/Chapas Sínicas, na Biblioteca Nacional de Pequim. O conjunto das Chapas Sínicas é um dos mais importantes documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. "Esta exposição, em concreto, convoca-nos a um património cultural comum com a China, que não se resume apenas ao passado histórico, mas que se projeta num futuro promissor, de cooperação em diversos domínios e de reforço dos laços de amizade que nos unem", sublinha Graça Fonseca.»

Leia o comunicado na íntegra
Tags: China
Áreas:
Cultura