Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-05 às 17h06

Ministra da Cultura felicita Mariza pelo Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2018

«Reunido no dia 5 de novembro de 2018 no Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, o júri decidiu atribuir, por unanimidade, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2018 à cantora portuguesa Mariza.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, já felicitou Mariza por esta distinção.

O júri considerou que "o seu trabalho a favor do fomento das relações entre Portugal e Espanha é visível na sua participação no filme Fados do realizador espanhol Carlos Saura, nos numerosos concertos que, desde 2008, dá em vários locais de Espanha, assim como nos duos que interpreta com reconhecidos cantores como Miguel Poveda, Tito Paris, Concha Buika ou Sergio Dalma, uma fusão bem-sucedida de ritmos que contribuem para derrubar fronteiras e aproximar públicos".

O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, no valor de 75 mil euros, foi instituído por protocolo assinado pelos Ministérios da Cultura de Portugal e de Espanha em Março de 2006. É de periodicidade bienal e tem como finalidade "distinguir um autor, pensador, criador ou intérprete vivo, ou ainda uma pessoa coletiva sem fins lucrativos, que, por intermédio da sua ação na área das artes e cultura, tenha contribuído significativamente para o reforço dos laços entre os dois Estados e para um maior conhecimento recíproco da criação ou do pensamento".
A atribuição do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura é decidida por um júri constituído por seis membros, três de nacionalidade portuguesa e três de nacionalidade espanhola, personalidades de reconhecido mérito cultural.

Este ano, o júri foi composto pelo português João Fernandes, Subdiretor do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía; Pedro Serra, Professor do Departamento de Filologia Moderna da Universidade de Salamanca e pelo Arquiteto João Luís Carrilho da Graça. De Espanha, fazem parte do júri Ana Santos, Diretora da Biblioteca Nacional da Espanha; Juan Cruz, jornalista e escritor, e Adriana Moscoso, Diretora-Geral das Indústrias Culturais e de Cooperação.«
Tags: cultura, música
Áreas:
Cultura