Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-01-03 às 16h24

Ministra da Cultura felicita Maria do Céu Guerra pela atribuição do Prémio Vasco Graça Moura de Cidadania Cultural

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita Maria do Céu Guerra, vencedora da 4.ª edição do Prémio Vasco Graça Moura de Cidadania Cultural, atribuído pela Estoril-Sol.

O percurso de Maria do Céu Guerra é exemplo de um espírito combativo, empenhado e comprometido com a causa pública, onde o teatro surge como elemento fundamental do gesto político, antes e depois da Revolução de 1974.

O exemplo de Vasco Graça Moura, homenageado com a criação deste prémio, ganha expressão maior na escolha de Maria do Céu Guerra, pelo seu exercício continuado de cidadania cultural. O júri, reconhecendo o percurso da atriz e encenadora, não deixou de sublinhar o longo trabalho feito na companhia A Barraca, "como núcleo de irradiação cultural, formativo e vocacionado para a descoberta e criação de novos públicos".

Gerações de atores, técnicos e públicos podem, com Maria do Céu Guerra, dialogar com autores fundamentais da literatura e do teatro, como Gil Vicente, Fernando Pessoa, Eça de Queirós e José Saramago.
Tags: teatro, cidadania
Áreas:
Cultura