Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-11 às 15h08

Ministério do Ambiente apoia áreas afetadas pelos incêndios de Monchique

A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, e a Secretária de Estado de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, vão estar presentes na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação Institucional entre a Câmara Municipal de Monchique e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Na sequência do incêndio ocorrido em agosto passado, no concelho de Monchique, foi concedido apoio para o levantamento das situações dos agregados familiares, cujas habitações permanentes foram afetadas.

Face a esta situação, o IHRU e a Câmara Municipal de Monchique, assinam amanhã, 12 de dezembro, às 10h00, na Câmara Municipal de Monchique, o protocolo de cooperação entre o município e o programa «Porta de Entrada». O Protocolo de Cooperação Institucional, permite a resolução de 52 situações de grave carência habitacional, identificadas pelo Município, que correspondem a um total de 95 pessoas privadas de condições mínimas de habitabilidade,na sua habitação permanente.

Está prevista ainda, a concessão de apoio à reabilitação em 38 casos de habitações danificadas pelo incêndio de Monchique e a concessão de apoio ao arrendamento, em 14 casos sinalizados.

No total, ao abrigo do Programa «Porta de Entrada» o IHRU concede um apoio financeiro de 2 milhões e 300 mil euros.

A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, estará presente no evento no âmbito do Programa Paisagem, valorização do capital natural de ordenamento do território.