Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-28 às 16h24

Mais de 300 participantes de todo o mundo discutem em Portugal igualdade de género e empoderamento

A União para o Mediterrâneo (UpM) e o Governo Português organizam a 4.ª Conferência Regional de alto nível sobre o empoderamento das mulheres "Women building inclusive societies in the Mediterranean", que se realiza pela primeira vez em Portugal nos próximos dias 9 a 11 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta edição realiza-se depois da adesão, pelos 43 países da UpM, a uma ambiciosa e inovadora Declaração para a adoção de medidas e políticas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens em todas as esferas da sociedade. É uma oportunidade para partilhar experiências e boas práticas, bem como promover a participação das mulheres nas nossas sociedades.

Na sessão inaugural contamos com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca. A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, bem como a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, constam também no painel de participantes.

Durante a conferência, que reúne também participantes da Jordânia, Tunísia e Egito, serão discutidos o papel dos homens, do setor privado e dos media na alteração de estereótipos e barreiras sociais; formas de combater a violência de género; meios para capacitar mulheres em áreas rurais e agrícolas; o papel das mulheres nas ciências, tecnologias e inovação; e medidas para investir em saúde sexual e reprodutiva.
 
Paralelamente ao programa decorrerão eventos paralelos sobre projetos de cooperação regional; um fórum de empresárias e sessões de diálogo sobre políticas entre representantes de países da UpM.