Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-26 às 13h11

Loja de Cidadão do Porto passa a disponibilizar levantamento de cartões de cidadão muito urgentes

A Loja de Cidadão do Porto passou a disponibilizar um posto de entrega de Cartões de Cidadão Muito Urgentes, para emissão no próprio dia ou no dia útil seguinte. Esta medida, "Cartões Urgentes Mais Frequentes", faz parte do iSIMPLEX 2019 e é mais uma iniciativa no sentido de agilizar o processo de entrega de Cartões de Cidadão (CC).

A existência de um serviço de Cartão de Cidadão com prioridade muito urgente foi desde cedo considerada essencial. Desde 2010, já foram entregues 386 mil cartões nesta modalidade e por dia são emitidos cerca de 300 cartões. O reforço deste serviço, até agora só disponível em Lisboa, vem responder às necessidades dos cidadãos, nomeadamente da zona norte do país. Desde que este serviço ficou disponível, no dia 18, em articulação com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), foram já emitidos 215 Cartões Muito Urgentes.

A medida foi hoje apresentada no Espaço Cidadão de Vila Nova de Gaia pela Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, o pelo Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

Nos últimos meses, foram desenvolvidas e implementadas medidas que permitiram agilizar os serviços associados ao Cartão de Cidadão e aproximá-los às pessoas. Foram estabelecidos mais postos de atendimento nas Lojas de Cidadão e Espaços de Registo e, desde maio, a renovação do Cartão de Cidadão passou a estar disponível em mais de 50 Espaços Cidadão nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e na região do Algarve.