Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-27 às 15h22

Lançado concurso Revive do Convento de Santo António dos Capuchos em Leiria

Foi lançado esta quarta-feira o concurso público para a concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, ao abrigo do programa Revive.

Os investidores interessados têm agora 105 dias para apresentarem propostas (até 9 de janeiro de 2019).

O Convento de Santo António dos Capuchos tem origem em 1657, com elementos arquitetónicos típicos dos conventos capuchinos. Em 1770 foi alvo de obras de ampliação, altura em que foram acrescentados os corpos laterais e os portais barrocos. No século XIX foi alvo de novas obras de ampliação, que lhe conferiram a disposição atual, com o edificado em volta do claustro e do pátio.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento ficou na posse do Estado, que o transformou em hospital militar em 1864. Foi restaurado em 1904 e encontra-se devoluto há vários anos.

A área a concessionar abrange a totalidade do imóvel, que será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.

O Convento de Santo António dos Capuchos é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. 
Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Este é o oitavo concurso a ser lançado no âmbito do Revive.

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sublinha que se trata de "um imóvel de enorme valor patrimonial e artístico, integrado na malha urbana da cidade de Leiria, e cujo projeto assegura a plena valorização e divulgação deste conjunto conventual de grande valor arquitetónico".

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirma que "este é um imóvel marcante na cidade de Leiria, que está sem uso há vários anos e que assim será devolvido à cidade, para usufruto dos residentes e dos visitantes. Com uma localização privilegiada em Leiria, com vista para o castelo, a concessão deste imóvel vai ser um importante fator de criação de riqueza e de emprego na região".

Toda a informação sobre o concurso está disponível em http://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/convento-capuchos
Áreas:
Cultura, Economia