Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-25 às 11h59

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia inaugura instalações em Braga

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT - European Institute of Innovation and Technology) inaugura as suas primeiras instalações em Portugal, a 26 de junho, a partir das 10h, no GNRation, em Braga, com a presença dos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, do Planeamento, Nelson de Souza, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A instalação do EIT em Portugal é resultado da crescente participação nacional em Programas Europeus, incluindo no âmbito das varias redes do EIT, e será concretizada, nesta fase, através da divisão/comunidade do "EIT Digital", através da instalação do "EIT Digital Braga Satellite". O objetivo é estimular a crescente integração de Portugal no vasto ecossistema de inovação europeu, com enfase em processos de transformação digital.

O EIT tem como objetivo fomentar o crescimento e a competitividade a nível europeu através da criação de Comunidades de Inovação e Conhecimento (Knowledge and Innovation Communities - KICs), as quais funcionam como parcerias colaborativas que operam em vários temas, incluindo a temática de transformação digital através do EIT Digital. Estas comunidades funcionam com vários "Co-Location Centres" e centros regionais, distribuídos pela Europa na qual é fomentada a mobilidade entre os mesmos.

O EIT Digital Braga Satellite será o primeiro destes centros em Portugal e ficará sediado no "Laboratório Colaborativo DTx - Transformação Digital", com sede no campus da Universidade do Minho e será orientado para estimular novas atividades de inovação e desenvolvimento económico através da colaboração entre instituições de ensino superior e a indústria nas áreas das Cidades Digitais, Finanças Digitais, Indústria Digital, Tecnologia Digital e Bem-Estar Digital. 

Na base desta iniciativa está a estratégia nacional que visa duplicar a participação de Portugal em programas e iniciativas europeias cujo objetivo seja a transformação digital em termos de indústria, economia e sociedade, em curso atraves da rede PERIN- Portugal in Europe Research and Innovation Network, em cursos pela FCt e ANI.