Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-11 às 13h29

Infraestruturas de Portugal e sindicatos concluíram negociações para novo acordo coletivo

Concluiu-se, com a articulação das tutelas setorial e financeira, o processo negocial entre as Infraestruturas de Portugal, S.A. e as estruturas sindicais para a celebração de um novo acordo coletivo de trabalho para os trabalhadores integrados na IP e empresas Participadas.

Em consonância com o esforço que todas as partes colocaram no processo negocial para que se efetivasse um efetivo avanço nas condições dos trabalhadores desta empresa pública, este acordo contou com a assinatura de todas as estruturas sindicais.

Os efeitos destas alterações reportam-se a 1 de janeiro de 2019, destacando-se como principais avanços na relação laboral o aumento dos subsídios existentes, a uniformização da atribuição de determinados direitos entre trabalhadores, nomeadamente o direito a 25 dias de férias ou a compensação pelo trabalho suplementar ou noturno, e a reorganização dos índices das categorias profissionais.

Com esta alteração ao acordo promove-se uma maior equidade entre trabalhadores da Ex-REFER, E.P.E. e da Ex-EP, S.A. e, consequentemente, promove-se a melhoria das condições laborais dos trabalhadores desta empresa pública de referência que zela pela nossa infraestruturação ferroviária e rodoviária.