Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-20 às 13h50

Impacto na atividade piscatória da instalação do parque eólico flutuante «Windfloat Atlantic»

Sobre a matéria referida no título deste comunicado, importa esclarecer o seguinte:

O projeto Windfloat Atlantic é um projeto pioneiro a nível mundial, que visa a exploração do recurso eólico em águas profundas. Este projeto de energia renovável oceânica assume especial importância para o país e para a região de Viana do Castelo, abrindo um novo campo de exploração dos recursos energéticos sustentáveis no mar e de produção de energia renovável, criando um novo setor industrial e muitos novos postos de trabalho.

Inegável é também a importância do setor das pescas para Portugal e, mais concretamente, para a região de Viana do Castelo. De resto, a preocupação pela atividade piscatória e pelos seus profissionais foi sempre tida como prioritária em todos os processos e particularmente no do Windfloat Atlantic, razão pela qual foram inclusive feitas alterações no desenho inicial do projeto, de forma a impactar o menos possível nas atividades de pesca já instaladas na zona.

Em todo este processo, o Ministério do Mar fez um esforço significativo de conciliação entre as atividades de pesca já existentes e o novo projeto Windfloat Atlantic, estando hoje seguro que o resultado final se traduz numa harmonização entre as atividades.

Importa ainda salientar que o projeto Windfloat Atlantic foi alvo de várias iniciativas de esclarecimento em Viana do Castelo, quer junto da Câmara Municipal quer junto da população local, em particular da comunidade piscatória de Viana do Castelo.

No entanto, o esforço de conciliação continua e continuará enquanto alguma das partes entender necessário.

Entendendo que esta proximidade e conciliação de interesses deverá continuar a ser preservada, a Ministra do Mar Ana Paula Vitorino tem já agendada, para a próxima sexta-feira, uma nova reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria da Costa, e com representantes da comunidade piscatória de Viana do Castelo.
Tags: mar, pesca
Áreas:
Mar