Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-14 às 18h33

Grandes Opções do Plano entregues ao Conselho Económico e Social

O Governo remeteu hoje ao Conselho Económico e Social (CES) o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP) de 2019, com vista à obtenção do necessário parecer.

Este documento apresenta as principais linhas de orientação estratégica para o último ano da legislatura, em estreita articulação com a estratégia de médio prazo preconizada nos seis pilares do Programa Nacional de Reformas: Qualificação dos Portugueses; Promoção da Inovação na Economia Portuguesa; Valorização do Território; Modernização do Estado; Redução do Endividamento da Economia; e Reforço da Coesão e Igualdade Social.

As GOP fazem uma síntese dos principais resultados alcançados com a implementação da estratégia definida pelo Governo e apresentam ainda algumas das novas medidas a executar em 2019.

Dessa forma, o Governo pretende continuar, em 2019, o desenvolvimento das políticas públicas que têm conduzido o País numa trajetória de crescimento sustentado, baseada na promoção de uma sociedade mais coesa e justa, e garantindo, simultaneamente, a manutenção de finanças públicas sãs e equilibradas. Assim, mantendo uma linha persistente de superação dos bloqueios estruturais enfrentados pelo País, será possível garantir mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade.