Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-02 às 17h07

Governo reduz atrasos nos voos e nos tempos de espera nas chegadas do Aeroporto Humberto Delgado

O Governo implementou duas medidas de gestão que estão a ter resultados muito positivos na operação do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.  

A entrada ao serviço de mais 90 agentes (22 em Abril e 68 em Junho) no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), sob a égide do MAI, permitiu reduzir drasticamente os tempos de espera de entrada em Portugal, acabando com situações frequentes em que por vezes se ultrapassavam as duas horas de espera para os voos "Não Schengen", e passando para tempos médios de 9 minutos e médios máximos de apenas 40 minutos. 

O acordo estabelecido com a Força Aérea e a NAV Portugal para libertar parte do espaço aéreo militar de Sintra e de Monte Real tornou também possível muito maior fluidez do tráfego aéreo, o que permitiu diminuir em cerca de 40% as causas de atrasos. A título de exemplo, com o início da nova organização do espaço aéreo, o tempo de atraso imputável à ativação do espaço aéreo militar passou de 1 500 minutos às 13h para 106 minutos. Catorze  vezes menos.

O Governo congratula-se com a capacidade de resposta do SEF e com a colaboração da Força Aérea para adequar a sua operação às necessidades civis, sem prejuízo das suas missões militares.  

No futuro próximo, com a entrada em funcionamento de novas "e-gates" (portas de reconhecimento e controlo automático), que aguardam visto do Tribunal de Contas, a entrada em operação do ILS (sistema que permite a aproximação à pista em condições de nevoeiro e baixa visibilidade), antecipa-se que a chegada de passageiros e de aviões será ainda mais facilitada.

O Governo espera agora que a ANA, SA – entidade que gere o aeroporto – acompanhe o esforço que o Estado tem vindo a fazer e  avance com as obras necessárias para melhorar as condições de trabalho do SEF, a construção das saídas rápidas de pista e da nova torre de controlo e, sobretudo, a expansão do novo terminal de passageiros nas chegadas, dentro dos prazos previstos, por forma a que o Aeroporto Humberto Delgado dê reposta adequada e de qualidade aos passageiros que chegam a Portugal, cada vez em maior número (entre 2013 e 2018, aumento superior a 80%).     

Até 31 de julho do corrente ano, registou-se um crescimento de 7% do número de passageiros no Aeroporto Humberto Delgado, contabilizando no total de 17 813 366 passageiros.

Tags: aeroportos